sexta-feira, 4 de junho de 2010

Visita dos eleitos do Partido Socialista ao Mercado Municipal do Monte de Caparica


No Passado dia 29 de Maio, eleitos do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Caparica e Câmara Municipal de Almada, deslocaram-se ao Mercado Municipal do Monte de Caparica tendo como objectivos falar com concessionários e utentes e verificar no terreno o estado de degradação e abandono do mercado, consequência de anos de incúria por parte da Junta de Freguesia de Caparica e da Câmara Municipal de Almada.

Por proposta do Partido Socialista, ao abrigo do estatuto do direito à oposição, foi incluído nas Grandes Opções do Plano para 2010 a necessidade urgente de melhorias no mercado, mas até à presenta data não se verificou qualquer intervenção de beneficiação.

Para além dos infelizmente habituais problemas de degradação interior e exterior do edifício e da limpeza paupérrima, os eleitos do PS puderam constatar o elevado número de lojas e bancas vazias.

Esta situação é se todo caricata, visto que o mercado do Monte de Caparica é um dos mercados do concelho de Almada com maior número de utentes, mas também porque sendo a taxa de desemprego extremamente elevada, a atribuição de lojas e bancas a desempregados de longa duração, seria uma pequena ajuda ao esforço nacional no combate ao desemprego.

Esta tem vindo a ser a posição do PS nos últimos anos, tendo sempre sido ignorada pela CDU e pela Presidente da Junta de Freguesia de Caparica.

Para o PS o Mercado Municipal é um equipamento fundamental para os utentes por uma questão de proximidade, mas também pela sustentação económica do centro da Vila do Monte de Caparica.


Deixar morrer o Mercado Municipal do Monte de Caparica, que ao que parece é a estratégia da Câmara e da Junta, vai levar por arrasto todo o centro da vila, ficando este condenado a ser mais uma zona degradada e abandonada.

O PS tudo fará pelo Mercado Municipal do Monte de Caparica.

4 comentários:

flash disse...

Fará tudo?
Fazer tudo é, exactamente, o quê?
Conviria, para justo entendimento, enumerar e explicar o que fará o P.S.
Assim, a população ficará a saber o que se propõe o P.S. fazer e avaliará o que for ou não, efectivamente, feito.

Fernando Miguel

PS Caparica disse...

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o seu comentário.
Os eleitos do PS têm vindo em todas as Assembleias de Freguesia apresentar os problemas que existem no mercado, com vista a exigir de modo permanente a melhoria das condições de salubridade do mercado.
Relembro que quando fui Presidente da Assembleia de Freguesia, o PS propôs visitas dos eleitos a vários pontos da Freguesia, claro que a CDU votou contra. A primeira visita foi ao mercado...
Quando dizemos que tudo faremos, significa, que nos opomos a qualquer vontade de encerrar o mercado, ideia que ao que parece vai criando raízes no executivo da junta. Significa que sempre exigiremos obras com vista a melhorar as condições de higiene para os utentes e para quem lá trabalha. Significa também que em conjunto com os conjunto com os concessionários, procuraremos encontrar uma solução para tornar o mercado do Monte de Caparica, num equipamento adaptado às especificações e requisitos do século XXI.

Isso significa tudo fazer pelo mercado. Necessitamos para isso receber a confiança dos Caparicanos para gerir os destinos da freguesia.

Anónimo disse...

O mercado do Monte tem os dias contados.

Um novo mercado/Lidol vai surgir, lá para meados de 2012/2013.

Não vale a pena insistirem, em fazer campanhas para preservar ou defender o mercado, porque o fim dele já está traçado desde 2009.

O que devem fazer, é perguntar onde vai nascer o novo mercado, e as contrapartidas que ele trás.

flash disse...

Isto promete!
Segundo o anónimo informa, desde 2009 que o actual mercado tem prazo marcado para o seu desparecimento. Revela que será substituído por um Lidl, em 2012/2013, e recomenda, penso que ao PS, que interrogue onde irá ser construído o Lidl e quais serão as contrapartidas que daí advirão.
Então, já que está informado da decisão passada e do que o futuro nos destinará (destino, porque declara que "não vale a pena defender o mercado"), poderá compartilhar connosco no que se fundamenta (documentos, factos, informações fidedignas....)para fundamentar as suas informações.
Por mim, fico-lhe, antecipadamente, grato.

Fernando Miguel