sábado, 4 de julho de 2009

Porto Brandão


O Porto Brandão é um dos " ex-libris" da freguesia da Caparica. Goza de uma localização soberba na frente ribeirinha do Tejo, para gáudio dos seus moradores e de quem o visita, atraídos pela gastronomia local, beleza natural e por uma vista magnifica. Contudo, tem sido sistematicamente abandonado pelos responsáveis autárquicos, sendo hoje uma sombra do fulgor que conheceu num passado recente.
Quem nos visita, vindo de barco, deve ficar com vontade de voltar para trás, pois aquela envolvente da estação, os passeios que não são passeios e aquele amontoado de lixo, de facto envergonham-nos. E como só isto não bastasse, ainda existe hoje um esgoto a despejar directamente no Tejo, poluindo a bonita praia fluvial de Porto Brandão, nesta época repleta de miúdos e de alguns graúdos, correndo riscos de saúde.
Se a acessibilidade por terra já é má então o estado da estrada é péssimo. Quando existem problemas com algum dos camiões cisternas entre o Porto Brandão e a Fonte Santa, é o caos, interrompe-se o trânsito e deixam de haver transportes públicos. Se numa altura destas houver um acidente na unidade petrolífera ou numa simples casa ou restaurante, os bombeiros não podem passar. A tão propalada estrada para os camiões cisternas, aproveitando um antigo caminho municipal, com saída em Costas de Cão não passou de simples intenção.
É bom referir que os camiões cisterna, grandes responsáveis pelo estado da estrada e de rachas nos edifícios e muros, continuam a violar a lei, circulando fora das horas permitidas.
O único local onde as pessoas se reuniam em actividades lúdicas e desportivas está fechado. Estamos a falar da Sociedade, que se encontra inoperacional por via da queda da barreira existente nas traseiras, que arrastou consigo lamas, pedras e terras para dentro da sede. Foi pedida ajuda à JFC que simplesmente recusou.
Do ponto de vista histórico, o Porto Brandão, desempenhou um papel fundamental na época dos descobrimentos, através da chamada Torre Velha ( defesa, alfandega e quarentenas) e mais tarde com o Lazareto. A Torre Velha está em vias de classificação pelo IPPAR, mas está muito destruída.

2 comentários:

Teresa Bastos disse...

O Porto Brandão é apenas mais uma das localidades da freguesia que o actual executivo do PC abandonou estes 4 anos.
E o membro do PC de serviço na Comissão de Moradores que passava o tempo a reivindicar melhorias para o Porto Brandão passou 4 anos calado limitando-se a levantar o braço na assembleia de freguesia para aprovar os documentos da junta... será que os lê antes?

Alexandre Rodrigues disse...

Sendo a Caparica uma freguesia destinada à investigação e ao ensino superior, porque não utilizar o Porto Brandão para a criação de um observatório ou como incubadora de empresas ou ainda para uma faculdade de pequena a média dimensão?