Os vereadores do PS protestaram de imediato contra esta situação.
Em Abril a CMA volta a incluir a verba , mas desta vez retira a verba inscrita para o ano de 2010 destinada à construção das piscinas do Monte de Caparica.
O eleitos do Partido Socialista apresentaram na Assembleia de Freguesia uma moção na qual:
- Protestam perante o facto da retirada de verbas destinadas à Freguesia de Caparica do orçamento da CMA para 2010;
- Exigem à CMA a inclusão da verba retirada no orçamento de 2010;
- O início imediato e a rápida conclusão das obras no centro da Vila do Monte de Caparica.
Esta moção foi reprovada com os votos contra da CDU e as abstenções do PSD e Bloco de Esquerda.
O PS lamenta o facto da CDU colocar os interesses partidários à frente dos interesses da Freguesia de Caparica.
Lamenta também o facto dos restantes partidos da oposição (PSD e BE)invocando falta de informação não tenham acompanhado o PS nesta votação, tendo contribuído assim para a sua inviabilização.
Apesar da rejeição será dado conhecimento desta moção à Srª Presidente da CMA, a todos os vereadores da CMA, a todos os presidentes de Junta do Concelho de Almada e aos Órgãos de Comunicação Social desta região.


2 comentários:
Vejamos as verbas - por ajuste directo - que, para já, estão em jogo, directa e indirectamente, para a construção da Piscina Municipal do Parque de Fróis:
-Projecto de execução de arquitectura da piscina - 12 000,00
-Aquisição de serviços de "projecto de execução das especialidades - 23 600,00
-Projecto de execução de instalações mecânicas de avac, instalações mecânicas de tratamento de águas, instalações eléctricas, instalações de telecomunicações e segurança, segurança contra incêndios (engenharia) - 23 400,00
- Reconhecimento geológico e geotécnico dos terrenos interessados nas fundações da biblioteca, piscina e parque urbano de Fróis - 7 376,50
Há também a considerar, porque relacionada, a empreitada de construção de infra-estruturas no parque de Fróis: redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais doméstica e pluviais: anúncio de procedimento n.º 1959/2010, D.R. n.º 92, Série II, preço base: 100 000,00, com prazo de apresentação de propostas até ao 30.º dia a contar do envio do anúncio, em 2010-05-12 no D.R.
Temos ainda, também relacionado, o anúncio de procedimento n.º 2199/2010, D.R. n.º 101, Série III, para os arranjos exteriores do centro cívico de Fróis, parque urbano com 2,9 ha, preço base: 831 500,00, com prazo de apresentação de propostas até ao 30º dia, a contar de 2010-05-25.
O anúncio de procedimento n.º 2041/2010, D.R. nº. 96, Série II, respeitante á empreitada da construção do edifício destinado a albergar as piscinas e a sala polivalente tem um preço base de 1 904 600,00 e um prazo para apresentação de propostas até ao 30.º dia a contar de 2010-05-18.
No programa de acção: Almada Poente - Requalificação para uma nova centralidade, a C.M.A. foi beneficiada, no que respeita às piscinas, com um custo elegível de 2 153 487,70 (969 069,46 à conta do FEDER)
Segundo a moção referida a C.M.A. retirou do Plano e Opções de 2010 as verbas da sua responsabilidade.
Que consequências daí advirão em relação às quantias referidas?
E quanto ao prometido jardim adjacente à escola do chafariz, igualmente, prometido no fórum realizado no Madan Park, o que vai, ou não vai, acontecer?
Finalmente, quanto à questão do mercado, não há ninguém que possa, com fundamento, esclarecer o que se avizinha, se é que já há algo "cozinhado"?
Fernando Miguel
Caro Fernando
Obrigado pela discriminação das verbas.
Quanto ao mercado, foi unânime que é um equipamento essencial é que deve ser recuperado. Se há alguma coisa na manga, desconheço completamente.
A posição do PS é simples, soluções têm que ser encontradas com a participação de todos, ie, CMA, JFC, concessionários e oposição.
Rui Carvalheira
Enviar um comentário