quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Caparica PS - Boletim Informativo nº01



Um Ano da Actividade do Partido Socialista
na Assembleia de Freguesia de Caparica

A secção do Monte de Caparica do Partido Socialista decidiu apresentar o balanço de um ano de actividade dos seus eleitos na Assembleia de Freguesia de Caparica.
Durante o ano de 2010, a nossa actividade tem sido desenvolvida, tendo como alvo, em todas as circunstâncias, os superiores interesses da população da nossa freguesia, fazendo, sempre, o que esteve ao nosso alcance, para, dentro das nossas possibilidades, contribuir para ajudar a melhorar a vida daqueles que trabalham ou residem na Caparica.
Apresentámos sugestões e propostas que, se aceites pela CDU, teriam servido para melhorar o desempenho da autarquia, mas foram rejeitadas apenas, porque eram do PS e porque a Junta de Freguesia lida mal com a mudança e com ideias para o progresso, no entanto temos o dever de fazer referência a propostas nossas que tendo sido aceites pela CDU nunca foram implementadas pela Junta de Freguesia e não nos surpreenderá se um qualquer dia destes vierem a surgir como ideias da CDU.
O nosso trabalho enquanto eleitos, do Partido Socialista, pelo povo da Caparica é acima de tudo servir esse mesmo povo, discutindo, sugerindo, exigindo e lutando para que os seus direitos sejam garantidos e a sua vida melhore, naquilo que directamente possa ser feito pelas autarquias locais ou seja pela Junta de Freguesia e pela Câmara que de forma sistemática têm colocado em segundo plano esta terra e estas gentes.
Ao longo deste ano contribuímos para que a Junta de Freguesia tivesse estabilidade politica, porque consideramos que esta é útil e necessária, tanto a nível nacional como local, mas apesar destas condições a CDU arranjou forma de a instabilidade já ter chamuscado o executivo da Junta, através da demissão do tesoureiro e isto logo nos primeiros nove meses do mandato.
Iremos continuar a defender a estabilidade da Junta, porque o achamos essencial para o desenvolvimento, mas seria normal e democrático que as verdadeiras razões que levaram a esta demissão, fossem do total conhecimento de toda a população da Caparica.
Nós temos um compromisso para com os caparicanos!
Nós iremos cumprir esse compromisso até ao fim!
Nós estamos na Assembleia de Freguesia para servir a Caparica e a sua população!
A Caparica merece um lugar no futuro e isso só será possível com o Partdo Socialista!

5 comentários:

flash disse...

A condição prévia para que a população caparicana posso formar opinião e decidir em consciência, radica no conhecimento da governança e das deliberações dos órgãos da freguesia: Junta e Assembleia.
Não há qualquer justificação para que estes órgãos não divulguem, sem qualquer tipo de reservas, os documentos que assegurem o conhecimento da população sobre governança e deliberações, pelos meios e instrumentos mais adequados à generalização do conhecimento, incluindo o site da Junta.
Foi recorrente a resistência dos órgãos citados à disponibilidade para a facilitação de documentos, que são de natureza administrativa, apesar de insistentemente solicitados para o efeito.
Porfiaram os dois órgãos, por acção e omissão, numa aitude anti-democrtática de sistemática limitação em facultarem informação administrativa, quer alegando falsas justificações, quer exigindo custos inconcebíveis, porque abusivos, para reprodução de actas (uma das formas de obtenção de acesso aos documentos administrativos).
Enquantos os órgãos autárquicos exibirem tal comportamento, quer em relação ao acesso à informação, quer prosseguindo numa praxis de que a população é, objectivamente, arredada, estaremos perante eleitos que mais não representam que os respectivos aparelhos partidários.
A democracia não se cumpre no interior de capelinhas e de rituais mais ou menos secretos. Sem o envolvimento activo e dinâmico da população, sem a intervenção sistemática e participativa dos eleitores, os órgãos autárquicos não são mais que os coveiros da liberdade e da democracia.
Para que haja uma intervenção e participação activa da população, é desejável que os órgãos autárquicos, na realidade, as facilitem e não as dificultem ou, no extremo, as impossibilitem.
Quanto ao caso concreto do prof. Moreira, ex tesoureiro da Junta, haveria todo o interesse que se evidenciasse, com clareza, verdade e transparência, o(s) motivo(s) que conduziram a que se demitisse. Esclareça, com fundamento e verdade quem sabe - o próprio e a Junta!!!

fernando Miguel

Ana Rita disse...

Quero deixar aui os meus parabés ao PS do Monte de Caparica pelo boletim que publicou e espero que continuem.

Ana Rita disse...

Já todos sabenos como actua o Partido Comunista no que diz respeito às demissões dos seus autarcas. Tudo é feito em segredo e sem nunca se saber as razões verdadeiras que levam aos seu afastamento. O PS do Monte de Caparica devia averiguar das razões verdadeiras que levaram À demissão do tesoureiro da Junta.

Ana Rita disse...

Concordo com o Sr. Fernando Miguel sobre as actas serem públicas. Se a junta não as torna públicas deveria a oposição publicá-las para que os eleitores soubessem o que por lá se faz.

Jorge disse...

Concordo com as opiniões que já foram dadas. Como é que a população pode ter acesso às actas? Será que o PS não as poderia publicar aqui?