quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Caparica PS - Boletim Informativo nº02

II Plenário do Fórum Autárquico
“A Mobilidade e o Coração de Almada”

A secção do Monte de Caparica participou no II Plenário do Fórum Autárquico, que se realizou no dia 11 de Dezembro, nas instalações da Cooperativa Piedense, sob o tema “A Mobilidade e o Coração da Cidade”.
Esteve presente o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações que afirmou estar "em curso" um "projeto de mobilidade integrada" para a região de Setúbal que pretende "melhorar a articulação com Lisboa" e "maximizar as potencialidades do transporte público", tendo acrescentado que "está em curso uma abordagem integrada da mobilidade da região, quer nos transportes rodoviários, quer no transporte ferroviário que liga as duas margens, em articulação com o Metro Sul do Tejo, de forma a afirmar o transporte público e a potenciar estes sistemas de transportes para servir as populações", salientou ainda que "tem que haver, particularmente nas condições que o país está a viver, rigor em matéria de investimentos".
Assistimos a diversas intervenções, que focaram as diferentes soluções possíveis e necessárias para a resolução dos problemas de trânsito, no interior da cidade e/ou nos seus acessos, agora ainda mais necessários, porque a Câmara Municipal, ao desviar o trânsito do centro de Almada, para artérias que de forma alguma estavam preparadas para suportar tal esforço, mais não fez do que diminuir a qualidade de vida dos habitantes dessas ruas e avenidas.
Ouvimos, de viva voz, relatos sobre a experiência de comerciantes, no que se refere à actual situação em Almada, onde se constata que a criação de uma “zona pedonal” apenas levou ao surgimento de uma “zona desértica” mesmo no coração da cidade.
Mas… e o que tem isto a ver com o Monte de Caparica?
Depois do que a CDU fez em Almada e da sua teimosia em não querer corrigir esse erro, prepara-se, essa mesma CDU, para o repetir, agora na zona histórica do Monte de Caparica.
Para evitar que o centro da nossa freguesia se transforme numa “zona desértica”, com a ruína do comércio local, tanto nas lojas, como no mercado, vamos exigir à Câmara Municipal, toda a informação sobre este assunto, que não pode ser tratado, apenas nos corredores da CDU, esteja ela na Junta ou na Câmara e que nos mobilizemos e nos preparemos para lutar contra a imposição de soluções que venham a prejudicar a nossa freguesia.
A Caparica pode contar com o Partido Socialista para lutar contra a criação de mais uma “zona desértica” no concelho de Almada, agora no Monte de Caparica.

2 comentários:

Ana Rita disse...

Espero que o Monte possa contar com o PS para evitar que nos aconteça o que aconteceu aos comerciantes em Almada.

Unknown disse...

Pessoalmente concordo com as zonas pedonais, mas sempre que estas levem as pessoas em conta em primeiro lugar. Não podem existir zonas pedonais sem o pequeno comércio e sem possibilitar facilmente acesso a transportes públicos a todos.
Teresa