quarta-feira, 6 de abril de 2011

Caparica PS – Nº 05 - Desleixo ou Preguiça…

Desleixo ou Preguiça…


A Junta da CDU vai habituando a população da nossa freguesia a uma receita tão antiga como a velha Roma, “Panem et circenses” ou como se diz no nosso belo português “Pão e Circo” ou seja almoços e festas, ao mesmo tempo que deixa despreocupadamente ao abandono por desleixo ou preguiça amplas zonas do território da freguesia. Neste Caparica PS vamos fazer referência a algumas situações com as quais nos confrontamos diariamente e que chocam e ofendem quem gosta da nossa terra.

Villa Rita
Exemplo do património histórico ao abandono, apesar de ter no seu interior azulejos classificados, continua a degradar-se e a Junta da CDU não tem uma palavra, não tem uma ideia para esta situação.

Edifício na azinhaga do Ginjal
Neste estado há mais de 25 anos, devido a um incêndio. É a mais antiga construção da freguesia. E o que pensa a CDU desta situação? Nada! Não se lhe conhece uma ideia.

Sumidouros
Para escoamento das águas das chuvas, com a grelha de protecção destruída, na berma de passeios e paragens de autocarro, na situação que a fotografia documenta, apresentando um elevado risco de queda. Um perigo para todos os que têm de passar nestes locais. Nem uma palavra, nem um reparo tem a Junta da CDU. Até quando?

Vala Pluvial
Sem qualquer protecção ou resguardo, localiza-se junto a um passeio, bastante movimentado. Será que vai ficar assim até lá cair alguém?

Ilhas Ecológicas 
São aqueles contentores subterrâneos, associados a marcos exteriores que se encontram identificados, consoante o tipo de resíduos a que se destinam: papel e cartão (azul), plástico (amarelo), vidro (verde), pilhas (vermelho) e resíduos sólidos urbanos (preto), permitindo o depósito selectivo dos resíduos. Na nossa freguesia a CMA com a cumplicidade da Junta, não colocou o contentor subterrâneo para os resíduos sólidos urbanos, o que para além de constituir grande falha, contribuiu, em muito, para a fraca adesão da população a estes equipamentos, tendo alguns sido vandalizados e o bocal do marco retirado para adaptação a resíduos urbanos, conforme se mostra na fotografia.

Iluminação Pública

Estão assim vários candeeiros na Alameda Timor Lorosae. Com as suas portinholas danificadas e com os fios eléctricos acessíveis, sendo obviamente um perigo para todos. O que a Junta da CDU já fez sobre isto?  Nada! Não se lhe conhece nem uma palavra sobre este perigo, nem qualquer palavra de preocupação e nem um gesto para resolver esta situação.


Todos estes casos situam-se nas proximidades da Junta de Freguesia, em locais onde todos os dias passam eleitos da CDU, que nada observam, com nada se preocupam…
Desleixo ou Preguiça?...
Seja o que for…
Já chega!



Sem comentários: