segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caparica PS - BI nº03 - Orçamento da JFC

O Orçamento
da Junta de Freguesia
A secção do Partido Socialista do Monte de Caparica defende para a freguesia da Caparica um orçamento socialmente justo, que apoie, em concreto, as famílias e todos aqueles que sendo financeiramente mais frágeis, necessitam do apoio e dos serviços da autarquia.

A secção do Partido Socialista do Monte de Caparica defende um orçamento que diminua o despesismo, que acabe com a propaganda e com os gastos inúteis e diminua significativamente os gastos de funcionamento dos órgãos autárquicos. A secção do Partido Socialista do Monte de Caparica defende um orçamento que vá ao encontro dos reais problemas da nossa freguesia e que são sentidos por todos nós no nosso dia a dia.

A CDU, mais uma vez apresentou um orçamento que não corresponde aos interesses da população da freguesia, nem às suas necessidades e preocupações, assim como não dá resposta a nenhuma situação ou problemas que afectam, em concreto, os caparicanos. O orçamento da CDU é socialmente injusto, sem criatividade ou imaginação na procura de soluções para a resolução dos problemas que afectam a nossa terra.

A CDU apresentou, para 2011, um orçamento que nada mais é do que uma cópia quase idêntica, do que apresentou para o ano anterior, onde se propõe arrecadar mais receitas à custa da população, sem que, de forma alguma, procure diminuir a despesa. O orçamento da Junta de Freguesia de Caparica não serve os interesses dos caparicanos e não vai ao encontro das preocupações da população.

No orçamento da CDU basta reparar-se na sua classificação funcional no ponto 1.1.1 das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2011 onde a CDU coloca “6000€ para a elaboração do Boletim da Junta” e “1602€ para outros investimentos como a aquisição de Plasma para refeitório” e no seu 1.2 “Segurança e Ordem Pública” em 1.2.1 “Protecção civil e luta contra incêndios – Apoios às Associações de Bombeiros” apenas 1500€.

Para a Junta de Freguesia de Caparica a Protecção civil e luta contra incêndios – merece menos verbas (apenas 1500€) do que a sua propaganda (6000€) e um plasma (1602€).

Assim se vê as prioridades do PC!

Assim se vê a gestão do PC!

A Freguesia de Caparica merece melhor!

Merece Mulheres e Homens que lhe queiram bem.

15 comentários:

flash disse...

Se, segundo o PS a CDU "se propõe arrecadar mais receitas à custa da população" porque é, então, que não votou, em coerência, contra o orçamento de 2011?
Não estou a questionar a(s) afirmação(ões) do PS, estou, isso sim inclinado a entender a abstenção do PS como um acto farisaico. Se se absteu é, no meu entendimento, porque tanto se lhe dá como se lhe deu; e se o fez em obediência a uma qualquer engenharia política, isso pode convir ao aparelho, mas a mim, vulgar cidadão e eleitor, não me interessa nada que tenha a ver com conveniências partidárias internas; interessa-me, isso sim, o que seja claro e transparente.
E, quanto ao buraco "perigo para todos os que atravessam essas passadeiras" assegurem-se que a Junta tem conhecimento e/ou se lhe fizeram chegar a informação.
A propósito de buracos, denunciei um (adjacente à passadeira junto à escola "Branca") ao vereador Rui Martins, com envolvimento posterior e providência de resolução do vereador José Gonçalves.
Reclamei, pela 1ª vez, em 23 de Setembro, fiz mais algumas abordagens, e em 8 de Outubro a reclamação foi resolvida.
Foi, até hoje, de entre as várias reclamações (e são várias, como várias são as pendentes) que tenho efectuado, a de resolução mais rápida. Outras há, nomeadamente com a Junta e Assembleia, que se arrastam há muito tempo. Posso acrescentar que dia 20, em princípio, deslocar-se-á um adjunto do vereador Rui Martins à zona de minha residência, e arredores, para fazer na minha presença a avaliação in loco de reclamações, na área pública, que tenho vindo a apresentar.
Portanto, há que denunciar falhas e omissões, se os serviços autárquicos ignorarem ou não corresponderem razoavelmente.
E eu, que sou recorrentemente crítico em relação a vários serviços e práticas da autarquia, penso que tal atitude não deve, no meu entender, ser associável ao escrutínio sistematicamente vocacionado para o aproveitamento, meramente, político ou popularucho.
Para o endereço caparica@gmail.com segue correspondência trocada com os citados vereadores, sobre o caso do buraco, para vossa avaliação, e com conhecimento à Junta.

Fernando Miguel

flash disse...

Onde está caparica@gmail.com, leia-se caparicaps@gmail.com

Fernando Miguel

Jorge disse...

Estando de acordo com a vossa opinião sobre o orçamento da junta de freguesia do Monte, acho que era já a altura de se proceder a grandes mudanças no governo da freguesia. As opções desta junta são estranhas e caricatas. Porque não um quartel de bombeiros no Monte? Não caberá ao PS apresentar as mulheres e os homens que querem o bem da Caparica?

flash disse...

Torno público:


----- Original Message -----
From: Fernando Miguel
To: JF Caparica - Geral
Sent: Tuesday, January 18, 2011 11:18 AM
Subject: Fw: Actas Assembleia de Freguesia


Reenvio, em 18 de Janeiro de 2011, por correio electrónico e telecópia

----- Original Message -----
From: Fernando Miguel
To: JF Caparica - Geral
Sent: Wednesday, December 15, 2010 12:03 PM
Subject: Actas Assembleia de Freguesia


Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia da Freguesia de Caparica

Alcaniça, 15 de Dezembro de 2010

Assunto: Actas

Em 26 de Janeiro de 2010 solicitei-lhe, por correio electrónico e telecópia, cópia da actas da Assembleia de 18 de Dezembro de 2009.

Em 3 de Março de 2010 solicitei-lhe, por correio electrónico e telecópia, “cópias das actas de duas Assembleias do mandato anterior: a que foi realizada no Centro de Convívio CHUT2 e a última, que teve lugar nas instalações da Assembleia, na Torre de Caparica”. Acrescentei nesta mensagem “Recordo-lhe que já lhe solicitei cópia da acta da última Assembleia do actual mandato”.

Em 4 de Março, em mensagem por correio electrónico telecópia, que lhe enviei, acrescentei “Fico a aguardar que me informe quando posso levantar os dois conjuntos de actas na Junta”.

Em 22 de Março de 2010 encaminhei-lhe, novamente, a mensagem de 4 de Março de 2010.

Em 5 de Maio de 2010 enviei-lhe, por correio electrónico e telecópia, a minha exposição na Assembleia de Freguesia de 23 de Março de 2010. acompanhada das mensagens referidas, mensagens estas respeitantes às solicitações de actas, que foram a causa próxima de parte da exposição presencial na Assembleia. Esta documentação foi-lhe entregue, também e por mim, em mão, na própria Assembleia.

Na Assembleia de Junho e na última Assembleia, voltei a referir a sua falta de decisão sobre o meu acesso às actas por fotocópias:

Não vou acrescentar qualquer comentário (parece-me desnecessário) incidente sobre as suas sucessivas omissões e do seu incumprimento à informação.

Fico a aguardar que V.ª Ex.ª me informe, com a devida urgência, quando posso levantar na Junta as actas referidas - além das não citadas e que tenham sido aprovadas pela Assembleia no mandato actual -, bem como o custo, de acordo com om despacho do Min. Finanças 8617/2002 de 29 de Abril.

Finalmente, agradeço que me faculte o(s) contacto(s) da Assembleia de Freguesia.

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Jorge Seixas Miguel

R. dos 3 vales 89 5.º A

Alcaniça

2825-162 CAPARICA

Tel./fax 21 295 78 99 Telem. 93 438 05 05

Ana Rita disse...

Mais um orçamento do PCP para inglês ver. É sempre igual por faltar a capacidade de fazer melhor. Desejo que o PS seja capaz de fazer melhor e ao encontro dos desejos da população. Continuem a denunciar a CDU para que o povo veja.

Unknown disse...

O PC do Monte no seu melhor. A incapacidade das pessoas que estão à frente deste partido em evoluir é de admirar se não fossemos todos nós a pagar a factura. O PS tem de ser a alternativa que as pessoas reconheçam como capaz de fazer a mudança.

Anónimo disse...

O plasma deve ser para verem as gravações da festa do avante na televisão.

Anónimo disse...

Concordo com o flash. se o orçamento não presta só tinham de ser contra e não entrar em esquemos de politiquice.

Anónimo disse...

O PS devia explicar aos Caparicanos porque é que se absteve na votação do orçameto da Junta?
José Manuel

RCC disse...

Acho que está bem explícito a posição do PS, mas vou explicar passo a passo para não restarem dúvidas.
1. Para os orçamentos de 2010 e 2011, o PS em sede de direito de oposição apresentou a suas propostas ao executivo da junta, propostas essas que retirou do seu programa eleitoral.
2. O executivo não implementou qualquer acção que tenha sido sugerida pelo PS.
3. O Executivo CDU voltou a apresentar um orçamento fraco que não tem como objectivo resolver problemas dos Caparicanos, mas sim continuar o mesmo Status Quo do anterior mandato.
4. O PS acha que num ano de crise não deve ser factor de destabilização, por isso se ter decido pela abstenção apesar de estarmos perante um mau orçamento.

Rui

flash disse...

Mas em que é que a des(estabilização) é para aqui chamada?
Se o PS votasse contra o orçamento desestabilizaria o quê?
Abstendo-se, com se absteve, concorreu para que um orçamento que classifica de "mau" se transformasse num orçamento menos mau?
Acaso o orçamento não seria aprovado se o PS tivesse, em coerência, votado contra?
De quantos votos precisaria a Junta para que fosse aprovado o orçamento? A CDU tem, ou não tem, 6 votos ?; o PS tem, ou não tem, 5 votos ?; o BE tem, ou não tem, 1 voto?; O PSD tem, ou não, tem 1 voto?
Já se percebeu, ou ainda não se percebeu, que o BE ( na sua versão UDP) se adesiva à CDU?
O orçamento seria sempre aprovado, seguramente, com os votos da "coligação" PCP/(CDU)/BE(UDP).
Se o PS entende, com entendeu, abster-se na votação de um documento desta importância e desta natureza, sujeita-se à consequente avaliação e escrutínio dos seus eleitores potenciais (como se sujeitaria, aliás, caso tivesse votado noutro sentido).
Na minha perspectiva, votando como votou, o PS veio confirmar a pusilanimidade que tem vindo a evidenciar no presente mandato.
Pusilanimidade a que há a acrescentar a ausência de entrosamento sistemático, real e efectivo, com a população local.
O PS continua a não se envolver com a população, a não se inteirar das suas necessidades e aspirações, apoiando-a e apresentando soluções
em defesa dos seus interesse.
Aparece em momentos estratégicos para rentabilizar votos, mas não se dá por ele no dia-a-dia, na ligação permanente com os caparicanos.
Não se vai posicionando como alternativa, viável e credível, ao PCP/(CDU).
Que sabe o PS do sentir da população? Que consciência tem o PS dos anseios dos caparicanos? Que iniciativas, com orientação popular, encetou e desnvolveu o PS?
Que apoio dá o PS a iniciativas populares?
O que anda a fazer o PS na Assembleia de Freguesia?
Abster-se no orçamento e em "coisas" que tais? Contribuir para a pequenez e falta de qualidade daquele órgão?
Alhear-se duma intervenção política corajosa, distinta e afirmativa?
A continuar assim o PS não se imporá, certamente, como alternativa à "coligação" PCP/(CDU)/BE.

Fernando Miguel

Rui Carvalheira disse...

Caro Fernando Miguel.

Se há uma força politica que se insurge para dignificar a assembleia de Freguesia de Caparica, é o PS. E não é de agora.
Quando fui Presidente da Assembleia de Freguesia implementei duas medidas:
1º os eleitos deveriam visitar locais da freguesia para ver no terreno os problemas das populações. Que me lembre visitámos o mercado, a ETAR, a Creche Popular do Monte de Caparica, o Centro Paroquial da Vila Nova entre outros. Após isso nada mais aconteceu.
2º A assembleia de freguesia reunir-se em várias colectividades da freguesia, para estimular a participação da população nas assembleias. Este mandato isso nunca aconteceu.
Quanto à actividade do PS neste mandato, que eu me lembre fomos os únicos a apresentar moções e propostas concretas, e não apenas moções de saudação ou de protesto.
Dou-lhe 3 exemplos:
1º - Moção para exigir a melhoria das instalações no mercado. Votada por todos, mas esquecida pela CDU.
2º - Moção para que fosse reposta a verba retirada pela CMA para a requalificação para o centro da vila. Chumbada com os votos contra da CDU e abstenção do BE e PSD (não sabiam pormenores).
3º - Proposta para reintegrar um símbolo da vila, o chafariz, na rua a que ele deu nome. aprovada por todos.
Isto para além de que os marcos históricos de clubes como centenários, etc. e eventos culturais como o grandioso resultado das marchas da Caparica foram saudados pela AF com proposta do PS.
Mas está tudo registado neste blogue, para memória futura.
Quanto à votação, pode discordar, tem direito à sua opinião, mas quanto a menosprezar o trabalho político do PS da Caparica, digo-lhe com toda a sinceridade, não tem razão.

flash disse...

Soube hoje (14 de Fevereiro) que o BE se absteve no Plano e Orçamento. Como no meu comentário anterior afirmei que "o orçamento seria sempre aprovado, seguramente, com os votos da "coligação" PCP/(CDU)/BE(UDP)", deixo aqui esta nota para assumir que me enganei.

Fernando Miguel

Anónimo disse...

O PS absteve-se na votação do orçameno porque sabe que este é um bom orçamento para a freguesia e o resto são cantigas.
José Manuel

Rui Carvalheira disse...

Sr. José Manuel, acho que já fui bastante claro no que diz respeito à posição do PS na votação do orçamento da JFC.
Se o sr. não compreende é porque talvez tenha alguns problemas em compreender o que está escrito.