quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Conferência "Dirigentes Associativos" - A Mulher no Movimneto Associativo

O papel da Mulher no associativismo é indissociável na história. Desde a antiguidade que sempre existiram mulheres relacionadas com o tema. Até, na própria Bíblia Sagrada deparamo-nos logo no início a associação de Eva à serpente para gerar a tentação em Adão.

A associação das lutas encetadas por mulheres levaram à criação do primeiro Dia Internacional da Mulher, celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova Iorque.

O Movimento Associativo foi Consagrado, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Europeia dos Direitos do Homem e na Constituição da República Portuguesa.

A Lei n.º 20/2004, de 5 de Junho, cria o Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário, vem suprimir uma lacuna, reconhecendo e estabelecendo direitos ao dirigente associativo.

Em Portugal, em 2006 é promulgada a Lei da Paridade (Lei Orgânica nº 3/2006 de 21 de Agosto) que estabelece que as listas para a Assembleia da república, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais terão de ser compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.

A Assembleia da República define nos termos da alínea c) do artigo 161º da Constituição o papel da mulher no movimento político (numero curioso.. tendo em conta que existem dois géneros: o feminino e o masculino…).

Embora sendo mulher e agradecendo esta forma de integrar mulheres, nas listas do poder político, não posso no meu âmago estar minimamente, de acordo… a mulher tem que estar no lugar de referência que o seu trabalho e a capacidade desenvolvida seja-o merecida por mérito próprio.

Assim, o desafio que aqui vos deixo é exactamente o avaliar do papel da mulher no movimento associativo, sendo que é reconhecido o seu papel em igualdade com os homens e deixando essa ideia dos 33%..., provavelmente uma ideia de alguns iluminados… desculpem …homens!

Sem comentários: