terça-feira, 31 de maio de 2011

Defender o Distrito - Construir o Futuro - Caparica PS nº 07

Defender o Distrito - Construir o Futuro


As eleições de 5 de Junho realizam-se num quadro político e económico muito especial. Por isso mais do que nunca as opções são claras e as escolhas decisivas. Estas eleições resultam da abertura pela direita ávida de poder de uma crise política irresponsável que degradou rapidamente as condições de financiamento da economia e tornou inevitável a abertura de um processo de assistência financeira externa.

A negociação com a Troika demonstrou quem adotou uma estratégia de responsabilidade e rigor, na defesa dos valores essenciais do Estado Social e de promoção da competitividade, do crescimento e do emprego e aqueles que, ou recusaram discutir os problemas do País, como o Bloco e a CDU, ou como o PSD tudo fizeram para degradar a capacidade negocial de Portugal e foram sugerindo medidas injustas e violentas para os portugueses e a destruição do Serviço Nacional de Saúde, da escola pública ou da segurança social pública.

No distrito a opção é muito clara. Nunca como durante os 6 anos de Governo do PS foi este distrito colocado com tanta clareza no centro da estratégia de desenvolvimento do País, nunca foi tão forte a aposta nas políticas de promoção da educação, de apoio às famílias jovens, aos idosos com investimentos em requalificação de escolas, creches, lares de idosos e outros equipamentos sociais.

Nestas eleições a escolha em Setúbal e no País é entre a direita e o PS, já que a CDU e o Bloco se tornaram numa esquerda inútil para a construção de soluções para os problemas dos portugueses.

O PS tem um compromisso profundo com este distrito. O modelo de desenvolvimento que defendemos terá de ser ajustado às condições financeiras exigentes que irão marcar a próxima legislatura mas os resultados estão à vista de todos o que nos dá razões redobradas para voltar a pedir a confiança dos portugueses.

A consolidação da AutoEuropa, a nova capacidade produtiva da Portucel, as refinarias em construção em Sines e o sucesso dos portos de Sines e de Setúbal são a prova de como a aposta na competitividade e no reforço da capacidade exportadora passa por Setúbal.

A construção do IC32 (no concelho de Almada), do IP 8 e da CRIPS, a nova ligação ao porto de Setúbal e a nova variante ferroviária de Alcácer do Sal são a prova de que desde 2009 redobramos a aposta em infra-estruturas que reforçam o papel da região como pólo mais dinâmico da fachada atlântica portuguesa.

As dezenas de creches apoiadas pelo PARES, a elevação para mais de 80% da cobertura do pré-escolar, a requalificação concluída ou em curso de mais de duas dezenas de escolas secundárias, várias delas no concelho de Almada e estando a decorrer as obras na Escola Secundária do Monte de Caparica, a aposta no apoio aos idosos e o lançamento do concurso para a construção do Hospital do Seixal demonstram a aposta na qualidade de vida, numa sociedade inclusiva e com igualdade de oportunidades.

A descontaminação de solos e as novas ETAR no Barreiro/Moita e Seixal são uma aposta na requalificação dos antigos espaços industriais e uma nova relação com o rio Tejo que assinala a aposta no projeto Arco Ribeirinho Sul. O Litoral Alentejano é já hoje a maior área emergente no turismo português em que antigos sonhos são já realidades, como é visível em Tróia, ou projetos em concretização.

É esta marcha de desenvolvimento promovendo a criação de emprego e a qualidade de vida, com prioridade à justiça social, que queremos consolidar por a considerarmos decisiva para a estratégia de crescimento que tem de acompanhar o esforço de consolidação orçamental a que os portugueses serão chamados nos próximos anos. Os grandes projetos estruturantes são essenciais para o País e para a região daí a reafirmação do nosso compromisso ajustado às condições de financiamento da economia e à evolução da economia europeia.

A plataforma logística do Poceirão está em franco desenvolvimento. A alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid é uma aposta na competitividade internacional da economia portuguesa que torna obrigatória a Terceira Travessia do Tejo e cuja não concretização provocaria o maior desperdício de sempre de fundos europeus já garantidos. O novo aeroporto é uma exigência causada pelo congestionamento do atual e indispensável para afirmar Portugal como plataforma de ligação entre a Europa e a África e a América Latina. O sucesso do porto de Sines, hoje o maior porto nacional a preparar-se para as maiores redes de comercio intercontinental é o maior exemplo da marca PS onde a direita de sempre só via megalomania e elefantes brancos. Os portos, o turismo e as ligações à Europa são os pilares de uma verdadeira aposta no Mar que alguns tardiamente descobriram.

Os candidatos do PS pelo distrito são conhecidos de todos, são com José Sócrates o rosto deste compromisso profundo e das grandes mudanças em curso na região. Queremos defender o distrito para construir o futuro. Não queremos protesto inconsequente nem destruição das políticas sociais e abandono da estratégia de desenvolvimento do distrito de Setúbal. O PSD é conhecido pelo abandono de Setúbal, desta vez aposta no desconhecido, em candidatos sem rosto nem provas dadas.

Os habitantes do distrito conhecem bem o PS, sabem o que mudou tão profundamente no distrito nos últimos anos. Queremos concretizar este futuro em construção. Nestas eleições é essencial, para todo o distrito, a vitória do PS pelo desenvolvimento, pela defesa do Estado Social e da igualdade de oportunidades. 

Sem comentários: