sábado, 14 de maio de 2011

Movimento Associativo na Caparica? - Caparica PS - nº 06

Movimento Associativo na Caparica?
Proclamado a 7 ventos pelos vários executivos eleitos pela CDU, o que é o “movimento associativo”, senão um nome que a Junta utiliza em seu proveito, em eventos para a sua promoção, como os Jogos Desportivos e as Festas Populares do Monte de Caparica ou a Festa das Colectividades, entre outros.

Em 24 Setembro de 2005 realizou-se o 1º Encontro do Movimento Associativo da Caparica (EMAC), data que como não podia de deixar de ser coincidiu com o início da campanha eleitoral para a 1ª candidatura da actual presidente da Junta.

O ano em que se realizou o 1º (e único) EMAC deu-nos o direito de pensar em um melhoramento na área do associativismo na freguesia, mas… puro engano.

A relação entre a Junta e o Movimento Associativo inicia-se, logo de forma pouco correcta para com o conjunto das colectividades caparicanas. A Junta começa por criar acordos prévios com algumas associações, conforme interesses de ocasião e/ou partidários, promovendo a falta de diálogo com as restantes colectividades, apesar de que em alguns discursos a Sra. Presidente dizer “a porta da Junta está sempre aberta”, esquecendo-se de referir que as das associações também o estão sempre e com o espírito de voluntariado que as caracteriza.

A Junta cria “comissões” para eventos em reuniões já pré-preparadas em horários pré-acordados com alguns e mantendo por apurar os resultados de anos anteriores, deixando cair o verdadeiro espírito da Festa das Colectividades.

Isto é o que o PS não pretende para a Caparica, com o PS isto não aconteceria. Queremos dar um novo rumo às políticas associativas na Caparica, tendo por base a igualdade e a transparência.

Por um associativismo reconhecido por todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O mesmo se passa noutras freguesias. A CDU ainda tem a mentalidade da clandestinidade e quer fazer de conta que a sua influência social é maior do que realmente é e por isso desmultiplica os camaradas em "comissões" disto e daquilo fazendo-os circular entre "utentes", "sindicatos", "colcolectividades" e outras coisas.

Ana Rita disse...

A CDU ou o PC sempre querem controlar tudo e as colectividades são sempre um alvo apetecivel para estes quererem dominar.